Amados, com o coração preenchido de fé e do amor de Jesus, fortalecido pelo exemplo da perseverança de Santa Rita de Cássia, desejo a todos um domingo abençoado. 6x5f51
Nesta quinta-feira, dia 22, foi dia de Santa Rita de Cássia, que se manteve firme na Fé mesmo enfrentando diversas tribulações e tristezas em sua vida pessoal.
Todos nós enfrentamos momentos difíceis e nos sentimos enfraquecidos, deprimidos e com a saúde mental totalmente abalada, desencadeando problemas de saúde como depressão, pânico e ansiedade. Por isso, vamos observar a vida de Santa Rita de Cássia, para que sejamos inspirados por suas ações e sua Fé.
Nasceu em 1381, em uma família muito simples e muito religiosa. Desde criança, se apegou às coisas de Deus e, na adolescência, já queria entrar para o convento. Porém, seu pai queria que ela constituísse família e arrumou um casamento para ela com um poderoso homem da região.
Mas era um homem sem Fé, que bebia muito, arrumava desavenças, era infiel e colecionava inimigos. Em meio a tanto sofrimento, Rita apenas dobrava os joelhos e pedia que Deus mudasse aquele homem. O casal teve dois filhos.
Até que, após muita entrega em oração, Jesus atendeu seu pedido e transformou aquele homem, que ou a se dedicar ao casamento e cuidar melhor de sua família. Infelizmente, um de seus antigos inimigos o assassinou.
Seus filhos ficaram com muita raiva e queriam vingança. Novamente, Santa Rita se entregou em oração para que seus filhos não cometessem o pecado de tirar uma vida. Em pouco tempo, os dois ficaram doentes e faleceram.
Reacendeu em seu coração a vontade que sempre carregou de servir a Deus e buscou o ingresso na ordem religiosa, mas, por três vezes, teve o pedido negado. Com sua Fé sempre firme, novamente se entregou em oração, até que o milagre aconteceu.
Em uma noite, ela dormia em sua casa quando ouviu alguém chamando seu nome. Ao abrir a porta, encontrou São Francisco, São Nicolau e São João Batista, que pediram que ela os seguisse. Após andarem pelas ruas, Rita desmaiou e, quando retomou a consciência, estava dentro do convento. Quando as irmãs acordaram e a encontraram orando na capela, Rita foi imediatamente aceita.
Santa Rita nunca deixou de orar e sua Fé sempre foi firme. Por isso, hoje, peçamos que Jesus nos ajude a ter fé como Santa Rita de Cássia!
Tenham todos uma abençoada semana. Santa Rita de Cássia, rogai por nós!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração a Santa Rita de Cássia
"Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração.
Alcançai a graça que desejo, pois, sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes, e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.
Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém."
TURISMO CATÓLICO – Santuário de Santa Rita de Cássia, Cássia – Itália
Hoje destacamos não só um local religioso, mas toda uma cidade: Cássia, na Itália. Toda a cidade possui elementos que nos levam à história de Santa Rita de Cássia.
No vilarejo de Roccaporena, pode-se visitar a casa onde Santa Rita nasceu — inclusive, é possível entrar nos quartos e ver utensílios pessoais.
Pode-se também ver o Jardim dos Milagres, local em que brotaram rosas e figos quando faleceu Santa Rita.
É possível ainda ver uma capela, onde era a casa em que Rita viveu casada, além do lugar onde ela cuidava dos enfermos.
Na basílica, muitas imagens contam a história de Santa Rita, e uma escultura em tamanho real a mostra deitada em seu túmulo.
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.
Imagem: LigaDue/Wikimedia Commons